Formatação de computadores

Uma das situações em que a formatação do HD pode ser uma boa saída é quando o Windows começa a apresentar muita instabilidade e trava constantemente. Outros casos que podem indicar a necessidade de formatar o disco rígido são quando o sistema fica corrompido, após um ataque de vírus ou quando fica lento devido a constantes instalações e desinstalações de programas na máquina.

A formatação, na realidade, ocorre especificamente no disco rígido (também conhecido como HD, Hard Disk ou Winchester). A formatação reconstrói as trilhas, setores e clusters do disco rígido, apagando toda a informação presente, inclusive os problemas que o "computador" estava apresentando. Depois que o disco rígido é formatado, o técnico pode realizar uma nova instalação do sistema operacional (Windows). Caso o problema tenha sido ocasionado por falhas de software, consegue-se resolver o problema. Caso tenha sido por falha de hardware, o problema continuará.

Recomendamos que a formatação do HD seja feita uma vez por ano. Para eliminar o 'lixo' adquirido durante o uso cotidiano da máquina. Esses arquivos inúteis são, em sua maioria, adquiridos via Internet.